sexta-feira, 25 de junho de 2010

LESMAS E MINHOCAS

Nosso projeto está na fase da elaboração dos "Pontos chaves". É o momento em que investigamos tudo o que precisamos saber sobre o tema do projeto, no caso, o JARDIM! (Texto elaborado em Abril/10)


Saímos, então, a investigar!

Observamos o jardim da escola com nossas lupas, lemos livrinhos sobre flores e insetos, assistimos a um vídeo sobre paisagismo e jardinagem e fizemos muitas, mas MUITAS perguntas! E, para encontrarmos as respostas a algumas delas nossos pais também ajudaram. Descobrimos que há insetos que vivem no jardim e outros que visitam o jardim mas não moram lá.

Cavamos a terra para encontrar minhocas e acabamos encontrando um outro morador tambem: a lesma!
Nós nem sabíamos que algumas lesmas moravam embaixo da terra como as minhocas! Isso foi muito divertido. Aí, montamos os nossos Minhocários (minhoqueiro, como algumas crianças insistiam em chamar!). Um com minhocas e a lesma e o outro sem minhocas e sem lesma. E deixamos lá para ver o que aconteceria no dia seguinte.
Sabe o que aconteceu?
Com muita surpresa as crianças observaram que o minhocário onde estavam as minhocas amanheceu todo   "revirado" pois as minhocas estavam em plena atividade. Mas o outro estava exatamente do mesmo jeito que deixamos no dia anterior. Com isso, iniciamos a invetisgação sobre o "trabalho" das minhocas! 

Poema (Mães, peçam para eles recitarem a poesia abaixo pois todos acabaram memorizando-a e sabem recitá-la bem bonitinho!)
 " Minhocas"
    Maria da Graça Almeida

Há furos pequenos
Em todo terreno
São casas, são tocas
Das finas minhocas

Com tantos furinhos
A terra é tão boa
Minhocas não furam
A terra a toa!

Um comentário:

  1. Andrea,
    Gostaria muito de ouvir meu texto
    dito pelos seus pequeninos.
    Com carinho,
    maria da graça almeida

    ResponderExcluir